COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS


Leia com atenção o fragmento a seguir:

 

Quando no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário para um povo dissolver os grupos políticos que os têm unidos, uns aos outros, e para assegurar entre os poderes da terra a posição separada e igualitária com que as Leis da Natureza e a Natureza Divina os capacita, o respeito às opiniões dos homens exige que sejam declaradas as causas que os levam a tal separação. (Trecho da Declaração de Independência dos EUA).

 

Em 1776, o processo de separação das Treze Colônias em relação à metrópole inglesa era irreversível. Um comitê liderado por Thomas Jefferson elaborou o documento de independência da nova nação, que se tornou um dos principais documentos da formação dos Estados Unidos da América.

Sobre a importância da Declaração de Independência dos Estados Unidos para o contexto da época, assinale a alternativa correta:


A declaração anunciava o nascimento de uma nova nação, estabelecia a liberdade individual e os direitos do Estado, tornando-se um manifesto geral.


A Declaração de Independência enunciou uma filosofia política cuja essência é a ideia de igualdade popular.


A Declaração evidenciou uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia.


O documento revolucionou a nova política do país ao traçar o desenvolvimento da sociedade de classes até o início do capitalismo industrial.


Com a Declaração de Independência, os EUA colocaram em prática uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações do continente americano.

Leia o fragmento a seguir:

[...] A independência e a construção do novo regime republicano foi um projeto levado adiante pelas elites das colônias. Escravos, mulheres e pobres não são os líderes desse movimento. A independência norte-americana (EUA) é um fenômeno branco, predominantemente masculino e latifundiário ou comerciante. [...] (KARNAL, L. Estados Unidos: da colônia à independência. São Paulo: contexto, 1990, p. 67).

 

Considerando os estudos sobre o processo de independência que deu origem aos Estados Unidos da América, a crítica que o autor coloca no fragmento evidencia:

 


A limitação de direitos e liberdades aos setores populares, principalmente escravos e índios, o que demonstrava as contradições do projeto liberal defendido pelos revolucionários.


A libertação dos escravos e a expansão territorial, cujo desenvolvimento só foi possível após a ruptura com a metrópole.


A criação de uma nova Constituição, que estabelecia uma igualdade social jurídica e concedia o direito de voto a escravos e mulheres.


A abolição das diferenças entre os habitantes dos novos estados, instituindo uma democracia social por meio de uma Constituição Liberal.


A criação de um projeto comum entre os estados do norte e do sul, que estabeleceram acordos diplomáticos para a abolição gradativa da escravidão.

No século XIX, após a emancipação da América Espanhola, surgiram diferentes manifestações de ideais pan-americanos, que se evidenciaram a partir de projetos formulados por representantes das elites sociais. Pode-se afirmar que o surgimento de um ideal pan-americano na América, nesse contexto, estava ligado à/ao:

 


Estabelecimento de uma política mercantilista, tendo em vista as realidades distintas dos países independentes.


Organização das lutas pela independência após retomada do trono espanhol por Fernando VII.


Expansão do ideário liberal, monopólio comercial e integração dos países caudilhistas em uma só nação.


Apoio da Inglaterra para a formação de um Tratado de União das Américas contra a reconquista espanhola.


Necessidade de defesa contra a ameaças externas, visando preservar a independência e estimular o inter-relacionamento entre os países.

O caudilhismo foi uma prática política predominante na maioria dos países América Latina no século XIX. Como características políticas, econômicas e sociais dos governos caudilhos, podemos apontar, respectivamente:

 


liberal; industrialista; militarista.


autoritarista; manutenção das oligarquias agrárias; liderança pessoal.


clientelista; industrialista; escravista.


federalista; liderança militarista; manutenção das oligarquias agrárias.


escravista; conservador; monopolista.

Leia com atenção o fragmento a seguir:

 

Ela [a elite criolla] é o grupo social dominante na colônia pela sua condição econômica e social, mas ao mesmo tempo está excluída do acesso aos cargos administrativos, políticos e eclesiásticos, monopólio dos espanhóis peninsulares. Além disso, ela teme a maioria de negros, índios e mestiços, criando muitas vezes mecanismos de exclusão política e social, causando grande tensão racial. (CHAUNU apud MÄDER, 2008, p.232)

 

A partir da análise de Pierre Chaunu, acerca das contradições e complexidades internas da sociedade colonial, no período das lutas de independência na América espanhola, podemos concluir que:

 


A partir das independências houve uma mudança nas estruturas econômicas e sociais coloniais.


O conflito principal era entre a elite criolla, negros e índios, a favor da independência e contra a opressão espanhola.


Os criollos desejavam liberdade política e econômica mas se sentiam ameaçados com a possibilidade de profundas mudanças nas bases da sociedade.


As massas populares eram simples atores sociais que seguiam passivamente os líderes criollos insurgentes.


Criollos e espanhóis se apoiaram nas lutas pela independência para evitar a tomada de poder pelas camadas populares.

Um acontecimento ligado ao contexto europeu, do início do século XIX, mostrou-se decisivo para a independência das colônias espanholas. Identifique-o nas alternativas abaixo, juntamente com a influência de seu desdobramento nas colônias:

 


A ascensão de Napoleão Bonaparte na França, que demonstrou a vitória da burguesia sobre o absolutismo monárquico e influenciou os movimentos de independência no século XIX.


A Revolução Industrial na Inglaterra, que possibilitou o livre comércio e o fim do pacto colonial com a metrópole espanhola.


A invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão, que derrubou a monarquia espanhola e permitiu a condição propícia para a luta de emancipação das colônias.


A Revolução Francesa, que possibilitou a difusão dos ideais de liberdade e igualdade que moveram as lutas pelas independências na América espanhola.


A independência das Treze Colônias Inglesas, que acirrou as divergências políticas e econômicas entre Espanha e Inglaterra.

Leia com atenção a declaração do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1858:

 

“Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.”

 

Considerando o contexto político dos EUA no século XIX, podemos afirmar que a declaração de Lincoln expressa:

 


sua preocupação com uma possível guerra civil.


sua posição política autoritária à frente do governo.


uma proposta para abolir a escravidão.


os interesses dos representantes do sul dos EUA.


a declaração nortista para o fim da guerra civil.

A segunda metade do século XIX, corresponde ao período em que os Estados Unidos se tornaram efetivamente um país industrializado. Vários fatores conjugados contribuíram para a o desenvolvimento dos EUA, dentre os quais destacam-se:

 

I - A ampliação do trabalho escravo para as áreas do Oeste que foram posteriormente incorporadas à União com o fim da guerra civil.

II - As condições excepcionais do território em recursos naturais e fertilidade do solo, contando ainda com uma extensa rede ferroviária e fluvial para os transportes.

III - O estímulo do governo com o Homestead Act de 1862 (Ato da Propriedade Rural), doando 160 acres de terras a quem se dispusesse cultivá-las, no mínimo, durante 5 anos.

IV - O desenvolvimento do mercado interno e da urbanização crescente, além da adoção de medidas de protecionismo e estímulo aos empresários.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


II, III e IV.


II e IV.


I, II e IV.


I e III.


II e III.

As 13 colônias inglesas que se formaram gradativamente, distinguiram-se em três grupos de colônias - do norte, do centro e do sul -, de acordo com suas características e/ou particularidades.

Sobre as características das colônias inglesas, assinale o que for correto:

 


No conjunto das treze colônias, o modelo de colonização baseava-se na produção tropical voltada para a exportação.


As colônias do norte eram economicamente mais autônomas, produziram gêneros de subsistência em pequenas propriedades e utilizavam mão-de-obra livre.


As colônias do sul receberam, em sua maioria, puritanos que fugiam das perseguições religiosas na Europa e incorporaram o ideal de fundar uma nova pátria.


As colônias do centro produziam artigos tropicais, utilizavam a mão-de-obra escrava e, por isso, são identificadas como colônias de exploração.


Tanto as colônias do sul, quanto as do norte, tinham a mesma estrutura econômica, política e social.

Considere as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


Com relação à administração, uma das características mais significativas das colônias inglesas foi o desenvolvimento do autogoverno, que surgiu simultaneamente à organização das colônias e se revestiu da falta de influência controladora do governo inglês.
 

PORQUE
 

A máquina político-administrativa estabelecida na América inglesa, responsável pela autonomia colonial, era composta e eleita pelos colonos; tanto os governadores quanto as assembleias eram representantes diretos do povo, o que garantiu o caráter democrático da política colonial.
 

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

 


as duas afirmações são falsas.


a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.


a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Páginas: 12345678